BRT Metropolitano: sistema inicia operação no sábado (1) com tarifa única
olitano: sistema inicia operação no sábado (1) com tarifa única
O novo modelo conecta os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal ao centro de Belém por meio de linhas troncais que circulam em canaletas exclusivas.
Apartir do próximo sábado, 1º de novembro, os moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB) terão uma nova opção de transporte coletivo. O BRT Metropolitano, sistema integrado que promete revolucionar a mobilidade urbana na Grande Belém, inicia sua operação assistida com tarifa única de R$ 4,60, linhas exclusivas e ônibus modernos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade.
O lançamento foi apresentado nesta terça-feira (28) pelo governador Helder Barbalho, durante visita técnica ao Centro de Controle Operacional (CCO), que vai monitorar em tempo real toda a movimentação do sistema — desde a circulação dos ônibus até a segurança nos terminais.
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"Nosso objetivo é melhorar a qualidade do transporte coletivo da Região Metropolitana de Belém, diminuir o ritmo de percurso e modernizar o conceito de mobilidade. Com uma única passagem, o passageiro navegou ônibus zero milhas, com conforto e dignidade", afirmou Helder Barbalho.
Integração total e tarifa única
O novo modelo conecta os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal ao centro de Belém por meio de linhas troncais que circulam em canaletas exclusivas. A integração completa entre as linhas alimentadas e troncais será feita por meio do cartão digital PraJá, permitindo que o usuário realize todo o trajeto pagando apenas uma passagem.
Como será a operação
O passageiro embarca em um ônibus alimentador (cor azul) em seu bairro e segue até os terminais de Ananindeua ou Marituba, onde faz o transbordo sem custo adicional para as linhas troncais — lilás (saindo de Marituba) e verde (saindo de Ananindeua). Essas linhas operam de forma expressa ou paradora em 13 estações ao longo do corredor, com paradas estratégicas em pontos como São Brás, Ver-o-Peso e UFPA.
“O sistema foi planejado para garantir o sincronismo entre a chegada das alimentadas e o embarque nas troncais, conduzindo o tempo de espera e tornando a movimentação mais ágil”, detalhou o governador.
Frota sustentável e bilhetagem digital
Com o ônibus 265, sendo 40 elétricos e 225 modelos Euro 6 — que emitem até 15 vezes menos gases de efeito estufa —, o BRT Metropolitano aposta na sustentabilidade e na redução da poluição. Serão 26 linhas alimentadas e 10 troncais, ampliando a cobertura da rede.
O sistema de bilhetagem é totalmente digital, sem uso de dinheiro dentro dos veículos. O validador eletrônico desconta automaticamente o valor da passagem no cartão PraJá (R$ 4,60 inteiro e R$ 2,30 para estudantes).
"Não há compra de passagem dentro dos ônibus. É fundamental que a população adquira o cartão e faça as recargas antecipadamente", alertou Helder Barbalho.
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Estrutura e segurança
Os terminais de integração foram específicos com foco em conforto e segurança. As estruturas contam com estações de cidadania, ambulatórios, banheiros, lanchonetes, áreas de acessibilidade e atendimento ao usuário.
Toda a operação será monitorada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que reúne técnicos da Arcon, Detran, Polícia Militar e das concessionárias. O prédio do CCO está em processo de certificação ambiental LEED, com painéis solares, reaproveitamento de água da chuva e sistema de drenagem sustentável.
“A central vai permitir respostas rápidas a qualquer ocorrência e garantir eficiência, segurança e qualidade ao serviço”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Adler Silveira.
Mobilidade e modernização
Com expectativa de atender até 3,5 milhões de passageiros por mês, o BRT Metropolitano representa um novo marco na mobilidade da Grande Belém. O sistema busca reduzir o tempo de deslocamento, integrar municípios vizinhos e oferecer mais conforto e previsibilidade aos usuários do transporte público.
“O BRT é uma entrega que une tecnologia, sustentabilidade e inclusão. É um passo decisivo para uma nova era na mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belém”, concluiu o governador Helder Barbalho.